ECMA
– Escola Castelinho Mágico.
Goiânia, 09 de dezembro de
2014.
Série: 7º Ano. Turno:
Matutino. Professora: Mileani Ribeiro.
Nome: _________________________________________.
HISTÓRIA - TRABALHO AVALIATIVO DE
RECUPERAÇÃO
Data de entrega: 10/12/2014
1) Em
julho de 1789, a Bastilha foi tomada por uma população enfurecida. Explique a
importância da invasão da Bastilha para a Revolução Francesa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) O
Antigo Regime foi o regime político que caracterizo a maioria dos países
europeus ao longo da Idade Moderna. Cite suas principais características.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) A
sociedade no Antigo Regime na França era composta no Primeiro Estado pelo
Clero, no Segundo Estado pelo rei e a nobre e no Terceiro Estado pela burguesia
e povo, que por sua vez era o grupo de sans-culotte. Descreva a função dos
membros desses estados na França Pré-Revolucionária.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)
Descreva a situação econômica da França no final do século XVIII.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)
Outro foco de tensão era a burguesia, que visava obter mais poder político.
Explique os objetivos dos burgueses com a Revolução Francesa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)
Explique a importância do lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” para a
Revolução Francesa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7)
Descreva a situação do campo na França com o ardor revolucionário.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8)
Estabeleça uma relação entre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
com o lema da Revolução Francesa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) A
fase da Convenção (1792 – 1995) é apontada por alguns historiadores como o
momento em que a Revolução Francesa foi levada mais longe e esteve mais próxima
dos interesses das camadas populares menos favorecidas da população. Cite três
conquistas do Terceiro Estado.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10)
As divergências entre as ideologias dos revolucionários fez com que surgisse os
partidos políticos, descreva as suas ideias:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11)
Durante o período da Convenção Maximilien Robespierre assumiu o governo da
França. Descreva o seu governo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12)
Apresente as principais características das fases da Revolução Francesa:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13)
O que era o Terceiro Estado e quais as suas reivindicações durante a Revolução
Francesa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14)
Num panfleto publicado em 1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava:
"Devemos
formular três perguntas:
– O
que é Terceiro Estado? Tudo.
– O
que tem ele sido em nosso sistema político? Nada.
– O
que pede ele? Ser alguma coisa."
(citado
por Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979)
Explique
as perguntas e respostas contidas nesse panfleto francês.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15)
Explique os dois principais pontos discutidos durante o Congresso de Viena.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16) Por
que Napoleão Bonaparte criou o Banco do Estado da França?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
17)
Forme uma frase com as palavras: Bloqueio Continental; Inglaterra; Napoleão
Bonaparte.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
18)
Quem era Napoleão Bonaparte?.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
19) Leia
os itens abaixo referentes aos antecedentes e aos acontecimentos da Revolução
Francesa e julgue se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( )
A Revolução Francesa foi uma revolução exclusivamente burguesa, já que, desde o
início da organização do Terceiro Estado, a burguesia esteve à frente do
movimento, liderando e direcionando ideologicamente as camadas descontentes da
população na França
( )
Na França, no século XVIII, a liderança econômica nacional estava nas mãos dos
nobres, senhores da terra, responsáveis pelas atividades agrícolas em constante
crescimento.
( ) As camadas populares que viviam no campo
estavam extremamente insatisfeitas com a sujeição aos senhores da terra e com a
escravidão que os prendiam à nobreza provincial
( ) Durante a Assembleia Nacional Constituinte
uma série de medidas foram tomadas com intenção de legitimar os privilégios do
1º e 2º Estados , oficializando, assim, o fim da participação política das
camadas populares e da burguesia.
( ) A Revolução Francesa, do ponto de vista
social, fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir
o retomo das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
( ) O Estado absolutista impunha taxações,
proibições e regulamentos diversos, que atravancavam o desenvolvimento da
economia capitalista da França, bloqueando as atividades burguesas.
( ) A Guarda Nacional foi um exército criado
durante as primeiras fases da Revolução Francesa com intuito de acabar
definitivamente com as milícias populares.
( ) Napoleão Bonaparte foi o responsável pelo
desfecho do processo revolucionário francês e sua ascensão ao poder representou
a vitória burguesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário