terça-feira, 9 de dezembro de 2014

HISTÓRIA - 7º ANO


ECMA – Escola Castelinho Mágico.
Goiânia, 09 de dezembro de 2014.
Série: 7º Ano. Turno: Matutino. Professora: Mileani Ribeiro.
Nome: _________________________________________.
                    

HISTÓRIA - TRABALHO AVALIATIVO DE RECUPERAÇÃO
Data de entrega: 10/12/2014

1) Em julho de 1789, a Bastilha foi tomada por uma população enfurecida. Explique a importância da invasão da Bastilha para a Revolução Francesa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) O Antigo Regime foi o regime político que caracterizo a maioria dos países europeus ao longo da Idade Moderna. Cite suas principais características.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
3) A sociedade no Antigo Regime na França era composta no Primeiro Estado pelo Clero, no Segundo Estado pelo rei e a nobre e no Terceiro Estado pela burguesia e povo, que por sua vez era o grupo de sans-culotte. Descreva a função dos membros desses estados na França Pré-Revolucionária.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
4) Descreva a situação econômica da França no final do século XVIII.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
5) Outro foco de tensão era a burguesia, que visava obter mais poder político. Explique os objetivos dos burgueses com a Revolução Francesa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
6) Explique a importância do lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” para a Revolução Francesa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
7) Descreva a situação do campo na França com o ardor revolucionário.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
8) Estabeleça uma relação entre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão com o lema da Revolução Francesa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
9) A fase da Convenção (1792 – 1995) é apontada por alguns historiadores como o momento em que a Revolução Francesa foi levada mais longe e esteve mais próxima dos interesses das camadas populares menos favorecidas da população. Cite três conquistas do Terceiro Estado.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 


10) As divergências entre as ideologias dos revolucionários fez com que surgisse os partidos políticos, descreva as suas ideias:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
11) Durante o período da Convenção Maximilien Robespierre assumiu o governo da França. Descreva o seu governo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
12) Apresente as principais características das fases da Revolução Francesa:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
13) O que era o Terceiro Estado e quais as suas reivindicações durante a Revolução Francesa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
14) Num panfleto publicado em 1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava:
"Devemos formular três perguntas:
– O que é Terceiro Estado? Tudo.
– O que tem ele sido em nosso sistema político? Nada.
– O que pede ele? Ser alguma coisa."
(citado por Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979)
Explique as perguntas e respostas contidas nesse panfleto francês.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
15) Explique os dois principais pontos discutidos durante o Congresso de Viena.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
16) Por que Napoleão Bonaparte criou o Banco do Estado da França?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
17) Forme uma frase com as palavras: Bloqueio Continental; Inglaterra; Napoleão Bonaparte.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
18) Quem era Napoleão Bonaparte?.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
19)  Leia os itens abaixo referentes aos antecedentes e aos acontecimentos da Revolução Francesa e julgue se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A Revolução Francesa foi uma revolução exclusivamente burguesa, já que, desde o início da organização do Terceiro Estado, a burguesia esteve à frente do movimento, liderando e direcionando ideologicamente as camadas descontentes da população na França
( ) Na França, no século XVIII, a liderança econômica nacional estava nas mãos dos nobres, senhores da terra, responsáveis pelas atividades agrícolas em constante crescimento.
(  ) As camadas populares que viviam no campo estavam extremamente insatisfeitas com a sujeição aos senhores da terra e com a escravidão que os prendiam à nobreza provincial
(  ) Durante a Assembleia Nacional Constituinte uma série de medidas foram tomadas com intenção de legitimar os privilégios do 1º e 2º Estados , oficializando, assim, o fim da participação política das camadas populares e da burguesia.
(  ) A Revolução Francesa, do ponto de vista social, fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retomo das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
(  ) O Estado absolutista impunha taxações, proibições e regulamentos diversos, que atravancavam o desenvolvimento da economia capitalista da França, bloqueando as atividades burguesas.
(  ) A Guarda Nacional foi um exército criado durante as primeiras fases da Revolução Francesa com intuito de acabar definitivamente com as milícias populares.


(  ) Napoleão Bonaparte foi o responsável pelo desfecho do processo revolucionário francês e sua ascensão ao poder representou a vitória burguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário