ECMA
– Escola Castelinho Mágico.
Goiânia, _______ de dezembro de
2014.
Turma: 6º
ano. Turno: Matutino. Professora Gessika
Nome:
_________________________________________________.
PORTUGUÊS – TRABALHO AVALIATIVO
DE RECUPERAÇÃO
Data de entrega: 11/12/2014
1) Leia com
atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente as formas verbais
nele encontradas.
“Na
semana seguinte a empregada me chamou a atenção: a castanha estava brotando.
Alguma
coisa verde saía da terra, em forma de concha. Dois ou três dias depois acordei
cedo,
e vi que
durante a noite aquela coisa verde lançara para o ar um caule com pequenas
folhas. É impressionante a rapidez com que essa plantinha cresce e vai abrindo
folhas novas.”
(Rubem Braga)
a) 1ªconjugação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) 2ª conjugação: __________,_________,___________.
c) 3ª conjugação: __________,_________,___________.
2) Reescreva a última frase da questão anterior,
passando as formas verbais do presente para o passado.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Resuma os dois primeiros atos do livro A Megera Domada, de Shakespeare. Não se
esqueça dos nomes dos personagens e da clareza na explanação dos fatos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Quais os pronomes aprendidos em sala- dê exemplo
em cada um.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Leia:
Texto I
Primeiro
a magia da história, depois a magia do be-a-bá
Rubem
Alves
Se
fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem, não começaria com as lições das
pás, enxadas e tesouras de podar. Levaria a passear por parques e jardins,
mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e
perfumes; levaria a livrarias, para que ela visse, nos livros de arte, jardins
de outras partes do mundo. Aí, seduzida pela beleza dos jardins, ela me pediria
para ensinar-lhe as lições das pás, enxadas e tesouras de podar.
Se
fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras,
notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música,
ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas
escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são
apenas ferramentas para a produção da beleza musical.
A
experiência da beleza tem de vir antes. Se fosse ensinar a uma criança a arte
da leitura, não começaria com as letras e as sílabas. Simplesmente leria as
histórias mais fascinantes que a fariam entrar no mundo encantado da fantasia.
Aí então, com inveja dos meus poderes mágicos, ela quereria que eu lhe
ensinasse o segredo que transforma letras e sílabas em histórias. É assim. É
muito simples.
Releia atentamente o segundo parágrafo do texto I:
“Levaria a passear por parques e jardins, mostraria
flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes; levaria
a livrarias, para que ela visse, nos livros de arte, jardins de outras partes
do mundo. Aí, seduzida pela beleza dos jardins, ela me pediria para ensinar-lhe
as lições das pás, enxadas e tesouras de podar.”
Os termos destacados referem-se a uma palavra usada
no PRIMEIRO PARÁGRAFO do mesmo texto. Que palavra é essa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
6. “e lhe
contaria sobre os instrumentos que fazem
a música.”
Substitua
o trecho sublinhado por um adjetivo que tenha o mesmo significado.
__________________________________________________________________
7. O que
o autor defende acerca do ensino da arte, seja qual for?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Complete as frases
com as locuções adverbiais do quadro.
às
vezes ao meio-dia de repente
às pressas do carro com rapidez
sobre a ponte dentro da gaveta
a) _______________ meu pai chega
_________________________ para o almoço; ____________________ não.
b)
______________________ o rapaz saiu
___________________________ assustado.
c)
Joaquim andava __________________________
__________________________
d)
Luís guardou as chaves _______________________________ .
e)
O diretor falava ___________________________
e poucos entendiam.
9. Substitua as expressões sublinhadas por
advérbios formados com o sufixo “-mente”, que contenham o mesmo significado e
pertençam à mesma família da palavra em itálico.
Modelo:
1. Este
jornal publica-se todos os dias.
Este
jornal publica-se diariamente.
2. Esta
revista sai todas as semanas.
________________________________________________________________
3. Os
exames são feitos uma vez por mês.
______________________________________________________________________
4. O
festival decorre todos os anos.
__________________________________________________________________
5. A
visita decorreu de modo agradável.
_________________________________________________________________________
10.
Complete
com ONDE ou AONDE, conforme o sentido e o uso dessas palavras:
a) __________________
Paulo vai agora com tanta pressa?
b) Pare de olhar para trás. Você já sabe ______________
esteve; agora precisa saber ____________ vai.
c) Posso ainda não ter chegado _________________
queria, mas estou mais perto do que ontem.
d) Fica
ali a igreja ________________ ergueram um altar de mármore.
11.
Resuma a obra de Shakespeare, a Megera domada, em poucas palavras.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. Escolha
4 personagens da comédia de Shakespeare e dê as características físicas e psicológicas.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário