terça-feira, 9 de dezembro de 2014

PORTUGUÊS - 6º ANO


ECMA – Escola Castelinho Mágico.
Goiânia, _______ de dezembro de 2014.
Turma: 6º ano. Turno: Matutino. Professora Gessika
Nome: _________________________________________________.


PORTUGUÊS – TRABALHO AVALIATIVO DE RECUPERAÇÃO
Data de entrega: 11/12/2014
1) Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente as formas verbais nele encontradas.
            “Na semana seguinte a empregada me chamou a atenção: a castanha estava brotando.
Alguma coisa verde saía da terra, em forma de concha. Dois ou três dias depois acordei cedo,
e vi que durante a noite aquela coisa verde lançara para o ar um caule com pequenas folhas. É impressionante a rapidez com que essa plantinha cresce e vai abrindo folhas novas.”
(Rubem Braga)
a) 1ªconjugação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) 2ª conjugação: __________,_________,___________.
c) 3ª conjugação: __________,_________,___________.

2) Reescreva a última frase da questão anterior, passando as formas verbais do presente para o passado.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Resuma os dois primeiros atos do livro A Megera Domada, de Shakespeare. Não se esqueça dos nomes dos personagens e da clareza na explanação dos fatos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Quais os pronomes aprendidos em sala- dê exemplo em cada um.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Leia:

Texto I
Primeiro a magia da história, depois a magia do be-a-bá
Rubem Alves

            Se fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem, não começaria com as lições das pás, enxadas e tesouras de podar. Levaria a passear por parques e jardins, mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes; levaria a livrarias, para que ela visse, nos livros de arte, jardins de outras partes do mundo. Aí, seduzida pela beleza dos jardins, ela me pediria para ensinar-lhe as lições das pás, enxadas e tesouras de podar.
            Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical.
            A experiência da beleza tem de vir antes. Se fosse ensinar a uma criança a arte da leitura, não começaria com as letras e as sílabas. Simplesmente leria as histórias mais fascinantes que a fariam entrar no mundo encantado da fantasia. Aí então, com inveja dos meus poderes mágicos, ela quereria que eu lhe ensinasse o segredo que transforma letras e sílabas em histórias. É assim. É muito simples.


Releia atentamente o segundo parágrafo do texto I:
“Levaria a passear por parques e jardins, mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes; levaria a livrarias, para que ela visse, nos livros de arte, jardins de outras partes do mundo. Aí, seduzida pela beleza dos jardins, ela me pediria para ensinar-lhe as lições das pás, enxadas e tesouras de podar.”
Os termos destacados referem-se a uma palavra usada no PRIMEIRO PARÁGRAFO do mesmo texto. Que palavra é essa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________

6. “e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música.”
Substitua o trecho sublinhado por um adjetivo que tenha o mesmo significado. 
__________________________________________________________________

7. O que o autor defende acerca do ensino da arte, seja qual for?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8.  Complete as frases com as locuções adverbiais do quadro. 
às vezes               ao meio-dia           de repente
às pressas           do carro               com rapidez
sobre a ponte       dentro da gaveta

a) _______________ meu pai chega _________________________ para o almoço; ____________________  não.
b) ______________________  o rapaz saiu ___________________________ assustado.
c) Joaquim andava __________________________   __________________________ 
d) Luís guardou as chaves _______________________________ .
e) O diretor falava ___________________________  e poucos entendiam.

9. Substitua as expressões sublinhadas por advérbios formados com o sufixo “-mente”, que contenham o mesmo significado e pertençam à mesma família da palavra em itálico.
Modelo:
1. Este jornal publica-se todos os dias.

Este jornal publica-se diariamente.

2. Esta revista sai todas as semanas.
________________________________________________________________
3. Os exames são feitos uma vez por mês.
______________________________________________________________________
4. O festival decorre todos os anos.
__________________________________________________________________
5. A visita decorreu de modo agradável.
_________________________________________________________________________

10. Complete com ONDE ou AONDE, conforme o sentido e o uso dessas palavras:
a) __________________ Paulo vai agora com tanta pressa?
b) Pare de olhar para trás. Você já sabe ______________ esteve; agora precisa saber ____________ vai.
c) Posso ainda não ter chegado _________________ queria, mas estou mais perto do que ontem.
d) Fica ali a igreja ________________ ergueram um altar de mármore.

11. Resuma a obra de Shakespeare, a Megera domada, em poucas palavras.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12.  Escolha 4 personagens da comédia de Shakespeare e dê as características físicas e psicológicas.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________








Nenhum comentário:

Postar um comentário