terça-feira, 9 de dezembro de 2014

HISTÓRIA - 5º ANO

ECMA – Escola Castelinho Mágico.
Goiânia, 09 de dezembro de 2014.
Série: 5º Ano. Turno: Matutino. Professora: Mileani
Nome: _________________________________________________.

HISTÓRIA – TRABALHO AVALIATIVO DE RECUPERAÇÃO
Data de entrega: 10/12/2014
- Leia o texto:

A escravidão ainda existe
  Apesar de ilegal, o trabalho escravo não está extinto. Mais de 40 mil pessoas foram resgatadas dessa situação nos últimos 17 anos no Brasil.
  Infelizmente, tratar o trabalho escravo como uma página virada da história do Brasil é um erro. A Lei Áurea assinada pela Princesa Izabel em 13 de maio de 1888,  foi, sem dúvida, um passo fundamental para que o Estado brasileiro reconhecesse como ilegal o direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra. O problema, no entanto, ainda persiste, embora se apresente de forma diferente da ocorrida até o século 19.  A mostra disso são os mais de 40 mil trabalhadores resgatados em situação comparável à de escravo desde 1995, segundo dados do Ministério do Trabalho.
  Recentemente, em um cafezal no interior da Bahia, trabalhadores rurais foram encontrados em condições análogas a dos escravos do século XIX. Uma fazendeira mantinha pessoas com salários inferiores ao mínimo, com condições sub-humanas de extrema pobreza, e fraudava seus contratos ao Ministério do Trabalho para receber o FGTS e, assim, garantir o pagamento no qual eram descontados quase sempre 25 dias ao mês.
Segundo uma pesquisa de uma universidade em São Paulo, ainda existem dados que comprovam que em 2012 há reincidência de muitos casos nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, e um dos maiores causadores desse tipo de crime é o alto índice de miséria nessas duas regiões do país.

Fontes de pesquisa:
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/escravidao-ainda-existe-historia-trabalho-escravo.shtml

EXERCÍCIOS:           
1.Leia o texto e responda:
a) O texto está falando de que época?
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b) Quantos trabalhadores foram resgatados de trabalho escravo e quais eram sua situação?
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c) De acordo com o texto, quais s regiões onde essa prática ainda acontece hoje e o que causa esse tipo crime?
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d) O que foi encontrado pelo MT no interior da Bahia que caracterizou trabalho escravo?
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2. Marque um X nas afirmativas CORRETAS:
(   ) O jovem D.Pedro II foi indisciplinado com os estudos e não se preocupou em ser um imperador culto que fosse capaz de falar muitas línguas ou aprender o essencial do ensino fundamental II (5ª a 8ª séries).
(   ) No governo de D. Pedro II as revoltas cessaram mais o Brasil guerreou com três nações estrangeiras: Uruguai, Argentina e Paraguai. 
(   ) O governo de D. Pedro durou 49 anos e foi o mais curto da história do Brasil.  
(   ) O objetivo da abolição da escravatura foi aumentar a venda dos produtos no Brasil e expandir o mercado consumidor.
(   ) Os negros foram libertos e passaram a viver com dignidade como o restante da população no Brasil.
(   ) O verdadeiro objetivo de acabar com a escravidão era por não aceitarem que os negros continuassem em situações de miséria.

3. Como se chama o período em que o Brasil foi governado por regentes? 
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4. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Negros alforriados             (   ) Foi o pioneiro na utilização de imigrantes no Brasil.
2) Lei dos Sexagenários        (   ) Libertava os filhos de escravas que nascessem a partir de 1871.
(3) Imigrantes                         (   ) Permitiu liberdade aos escravos com mais de 60 anos.
(4) Lei do ventre livre             (   )Deram início às  primeiras favelas do Rio de Janeiro.
(5) Senador Nicolau Santos        (   )vieram ao Brasil exclusivamente  para trabalhar com café.

4. O que aconteceu ao país após a abolição da escravatura? 
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5. Quem foi o maior responsável pelo desenvolvimento industrial e do transporte no Brasil?
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6. Preencha as lacunas, completando o texto sobre a “A ERA VARGAS”:
Na Primeira República, alternavam-se na presidência os representantes dos estados de ___________________________ e ___________________________, num arranjo político que ficou conhecido como política do _______________ com _______________________.Em 1929, o presidente paulista _____________________ _______________, decidiu apoiar outro paulista e lançou a candidatura de _______________ ______________________.Isso fez com que mineiro e gaúchos se unissem com outros estados formando a _____________  _______________________.Nas eleições de 1930, essa oposição lançou a candidatura de ___________________  _______________, para presidente e de ____________________ ______________________ para vice-presidente. Os paulistas venceram as eleições utilizando estratégias fraudulentas, no entanto, um grupo de militares ocupou a direção do governo, conduzindo ____________________ à presidência do Brasil através de um golpe, tradicionalmente chamado de ____________________________ de 1930.
7- Como chamamos o período da Era Vargas:
a) de 1930 – 1934: ________________________________________________
b) de 1934 – 1937: ________________________________________________
c) de 1937 – 1945: ________________________________________________



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