terça-feira, 9 de dezembro de 2014

FILOSOFIA - 6º ANO


ECMA – Escola Castelinho Mágico.
Goiânia, 09 de dezembro de 2014.
Série: 6º Ano. Turno: Matutino. Professora: Mileani
Nome: _________________________________________.


FILOSOFIA - TRABALHO AVALIATIVO DE RECUPERAÇÃO
Data de entrega: 10/12/2104


1.    São exemplos de cultura não material:
A.  (      ) A religião, o sotaque e a roupa de um povo.
B.  (      ) Comidas típicas, a roupa, arquitetura e a música.
C.  (      ) Utensílios, a arquitetura, folclore e comidas típicas.
D. (       ) Festas religiosas, a religião, o folclore e o sotaque.

2.    É um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Esta definição se refere ao conceito de:
A. (      ) Cultura.                       
B. (      ) Relativismo cultural.    
C. (      ) Indústria cultural.
D. (      ) Etnocentrismo.

3.    É uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc.
A. (    )Relativismo cultural.   
B. (    ) Etnocentrismo.            
C. (    ) Diversidade cultural.
D. (    ) Preconceito.

4.    Não corresponde a uma atitude ou visão etnocêntrica:
A. (     ) Os índios brasileiros não tiveram a sua mão de obra aproveitada pelos portugueses por que eram preguiçosos e não gostavam de trabalhar.
B. (     ) Os negros se tornaram escravos dado a sua condição física: mais fortes, resistentes, destinados ao trabalho braçal.
C. (     ) As favelas são lugares carentes de cultura.
D. (     ) Toda sociedade possui seu valor e devem ser respeitadas em suas diversidades.

5.Leia o texto. “A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...)." (GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.) A partir do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura indígena, exceto:
A. (    ) A busca de compreensão da cultura indígena era uma preocupação do colonizador.
B. (    ) A desorganização social dos indígenas se refletia no idioma.
C. (    ) A diferença cultural entre nativos e colonos era atribuída à inferioridade do indígena.
D. (    ) A língua dos nativos era caracterizada pela limitação vocabular.

6-DEFINA CULTURA.

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EXERCÍCIOS SÓCRATES.
1-Em 399 a.C., o filósofo Sócrates é acusado de graves crimes por alguns cidadãos atenienses. (...) Em seu julgamento, segundo as práticas da época, diante de um júri de 501 cidadãos, o filósofo apresenta um longo discurso, sua apologia ou defesa, em que, no entanto, longe de se defender objetivamente das acusações, ironiza seus acusadores, assume as acusações, dizendo-se coerente com o que ensinava, e recusa a declarar-se inocente ou pedir uma pena. Com isso, ao júri, tendo que optar pela acusação ou pela defesa, só restou como alternativa a condenação do filósofo à morte. Danilo Marcondes. Com base no texto apresentado, explique quais foram os motivos da condenação de Sócrates à morte.
2-Grupo de filósofos que se dedicavam a ensinar técnicas de persuasão para os jovens de modo que, numa assembleia eles tivessem preparados para vencer os debates com argumentos fortes e imbatíveis. Esta afirmação caracteriza os filósofos que são historicamente conhecidos como:
A)Sofistas.       
B)Pré-socráticos.
C)Socráticos.     
D)Platônicos.

3. Os sofistas foram mestres da oratória, que vendiam para os cidadãos suas habilidades com o discurso, fundamental para a política. Assim, defendiam a opinião de quem lhes pagasse bem. Acreditavam que a verdade não era absoluta, mas é fruto das construções humanas. Os principais foram Górgias, Protágoras e Hipías. Para eles, como afirma a frase de Protágoras, ‘o homem é a medida de todas as coisas’. Por isso não existiriam coisas como o frio real. O frio é frio apenas para quem o sente, também não existiriam um sentimento natural de pudor, ou a verdade que Sócrates tanto procurava. A partir do texto e do que vimos em sala de aula escolha a alternativa correta.

A) Os sofistas buscavam a construção de uma política de ordem retórica, baseando-se normalmente nos interesses de que defendia os vários pontos de vista possíveis.
B) De acordo com os sofistas, todos nós poderíamos chegar a uma ética universal de caráter político.
C) O que importava na realidade para os sofistas políticos era a construção de uma sociedade mais rica.
D) Os sofistas eram amigos de Sócrates e, por isso, buscavam a verdade universal dentro de cada homem.

4. O filme “Sócrates”, de Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte. Quais foram as acusações que levaram Sócrates a ser condenado pela assembleia ateniense?

A) De disseminar o diálogo filosófico e de corromper a juventude.
B) De criticar o governo dos tiranos e ensinar os jovens a pensar por si mesmo.
C) De cobrar por seus ensinamentos e criticar o trabalho feito pelos sofistas.
D) De não acreditar nos deuses da cidade de Atenas e de corromper a juventude.

5. Um discípulo de Sócrates foi até o Oráculo de Delfos perguntar à Pitonisa (sacerdotisa do templo de Apolo) quem era o homem mais sábio de Atenas. A sacerdotisa disse que o homem mais sábio de Atenas era Sócrates. Entretanto, ao saber da revelação do oráculo, Sócrates ficou surpreso, pois não se considerava um sábio. Depois de muito refletir, o filósofo compreendeu o anúncio dos deuses. Assinale a alternativa que corresponda a conclusão que o filósofo chegou com a afirmação divina:

A) Sócrates era pretensioso, e como sábio que era, reconhecia a ignorância dos outros.
B) Sócrates concluiu que era o mais sábio de Atenas, pois os seus interlocutores nunca conseguiam responder adequadamente aos seus questionamentos.
C) Sócrates concluiu que era o homem mais sábio de Atenas, pois talvez fosse o único que reconhecia a sua ignorância e buscava constantemente a sabedoria.
D) Sócrates concluiu que era o homem mais sábio de Atenas, pois acreditava nos deuses totalmente, não admitindo que eles tenham se enganado ou mentido.



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