ECMA
– Escola Castelinho Mágico.
Goiânia, 09 de dezembro de 2014.
Série: 6º Ano. Turno: Matutino. Professora: Mileani
Nome: _________________________________________.
FILOSOFIA - TRABALHO
AVALIATIVO DE RECUPERAÇÃO
Data de entrega:
10/12/2104
1. São exemplos de cultura não material:
A. ( )
A religião, o sotaque e a roupa de um povo.
B. ( )
Comidas típicas, a roupa, arquitetura e a música.
C. ( )
Utensílios, a arquitetura, folclore e comidas típicas.
D. ( ) Festas religiosas, a religião, o
folclore e o sotaque.
2. É um conceito de várias acepções, sendo a
mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a
qual é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a
moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos
pelo homem como membro da sociedade”. Esta definição se refere ao conceito de:
A.
( ) Cultura.
B.
( ) Relativismo cultural.
C.
( ) Indústria cultural.
D.
( ) Etnocentrismo.
3. É uma visão do mundo onde o nosso próprio
grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos
através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a
existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos
a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo,
hostilidade etc.
A.
( )Relativismo cultural.
B.
( ) Etnocentrismo.
C.
( ) Diversidade cultural.
D.
( ) Preconceito.
4. Não corresponde a uma atitude ou visão
etnocêntrica:
A. ( ) Os índios brasileiros não tiveram a sua
mão de obra aproveitada pelos portugueses por que eram preguiçosos e não
gostavam de trabalhar.
B. ( ) Os negros se tornaram escravos dado a
sua condição física: mais fortes, resistentes, destinados ao trabalho braçal.
C.
( ) As favelas são lugares carentes
de cultura.
D.
( ) Toda sociedade possui seu valor e
devem ser respeitadas em suas diversidades.
5.Leia
o texto. “A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que
em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem
de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F,
nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem
Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...)." (GANDAVO, Pero de
Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.) A partir do texto,
pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses
com a cultura indígena, exceto:
A.
( ) A busca de compreensão da cultura
indígena era uma preocupação do colonizador.
B.
( ) A desorganização social dos
indígenas se refletia no idioma.
C.
( ) A diferença cultural entre nativos
e colonos era atribuída à inferioridade do indígena.
D.
( ) A língua dos nativos era caracterizada
pela limitação vocabular.
6-DEFINA
CULTURA.
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EXERCÍCIOS
SÓCRATES.
1-Em 399
a.C., o filósofo Sócrates é acusado de graves crimes por alguns cidadãos
atenienses. (...) Em seu julgamento, segundo as práticas da época, diante de um
júri de 501 cidadãos, o filósofo apresenta um longo discurso, sua apologia ou
defesa, em que, no entanto, longe de se defender objetivamente das acusações,
ironiza seus acusadores, assume as acusações, dizendo-se coerente com o que
ensinava, e recusa a declarar-se inocente ou pedir uma pena. Com isso, ao júri,
tendo que optar pela acusação ou pela defesa, só restou como alternativa a
condenação do filósofo à morte. Danilo Marcondes. Com base no texto
apresentado, explique quais foram os motivos da condenação de Sócrates à morte.
2-Grupo de
filósofos que se dedicavam a ensinar técnicas de persuasão para os jovens de
modo que, numa assembleia eles tivessem preparados para vencer os debates com
argumentos fortes e imbatíveis. Esta afirmação caracteriza os filósofos que são
historicamente conhecidos como:
A)Sofistas.
B)Pré-socráticos.
C)Socráticos.
D)Platônicos.
3. Os sofistas foram mestres da
oratória, que vendiam para os cidadãos suas habilidades com o discurso,
fundamental para a política. Assim, defendiam a opinião de quem lhes pagasse
bem. Acreditavam que a verdade não era absoluta, mas é fruto das construções
humanas. Os principais foram Górgias, Protágoras e Hipías. Para eles, como
afirma a frase de Protágoras, ‘o homem é a medida de todas as coisas’. Por isso
não existiriam coisas como o frio real. O frio é frio apenas para quem o sente,
também não existiriam um sentimento natural de pudor, ou a verdade que Sócrates
tanto procurava. A partir do texto e do que vimos em sala de aula escolha a
alternativa correta.
A) Os
sofistas buscavam a construção de uma política de ordem retórica, baseando-se
normalmente nos interesses de que defendia os vários pontos de vista possíveis.
B) De
acordo com os sofistas, todos nós poderíamos chegar a uma ética universal de
caráter político.
C) O que
importava na realidade para os sofistas políticos era a construção de uma
sociedade mais rica.
D) Os
sofistas eram amigos de Sócrates e, por isso, buscavam a verdade universal
dentro de cada homem.
4. O filme “Sócrates”, de
Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua
condenação à morte. Quais foram as acusações que levaram Sócrates a ser
condenado pela assembleia ateniense?
A) De
disseminar o diálogo filosófico e de corromper a juventude.
B) De
criticar o governo dos tiranos e ensinar os jovens a pensar por si mesmo.
C) De
cobrar por seus ensinamentos e criticar o trabalho feito pelos sofistas.
D) De não
acreditar nos deuses da cidade de Atenas e de corromper a juventude.
5. Um discípulo de Sócrates foi até
o Oráculo de Delfos perguntar à Pitonisa (sacerdotisa do templo de Apolo) quem
era o homem mais sábio de Atenas. A sacerdotisa disse que o homem mais sábio de
Atenas era Sócrates. Entretanto, ao saber da revelação do oráculo, Sócrates
ficou surpreso, pois não se considerava um sábio. Depois de muito refletir, o
filósofo compreendeu o anúncio dos deuses. Assinale a alternativa que
corresponda a conclusão que o filósofo chegou com a afirmação divina:
A) Sócrates
era pretensioso, e como sábio que era, reconhecia a ignorância dos outros.
B) Sócrates
concluiu que era o mais sábio de Atenas, pois os seus interlocutores nunca
conseguiam responder adequadamente aos seus questionamentos.
C) Sócrates
concluiu que era o homem mais sábio de Atenas, pois talvez fosse o único que
reconhecia a sua ignorância e buscava constantemente a sabedoria.
D) Sócrates concluiu que era o
homem mais sábio de Atenas, pois acreditava nos deuses totalmente, não
admitindo que eles tenham se enganado ou mentido.
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