ECMA
– Escola Castelinho Mágico.
Goiânia,
20 de março de 2015.
Turma:
7º Ano. Turno: Matutino. Professor: Davi.
LISTA
DE EXERCÍCIOS DE ÁLGEBRA
Orientações:
- A lista de exercícios deve ser transcrita e
respondida no caderno.
- Mantenha a organização ao transcrever os
exercícios.
- A lista deverá ser entregue no dia: 23 de
março de 2015.
NÚMEROS
INTEIROS
Reunindo
os números negativos, o zero e os números positivos, formamos o conjunto dos
números inteiros relativos, que será indicado por Z.
Z = {…., – 4, – 3, – 2, – 1, 0, + 1,
+ 2, + 3, + 4,…..}
·
Os
números inteiros positivos podem ser indicados sem o sinal +.
·
O
número zero não é positivo nem negativo.
De
acordo com as explicações e exposições feitas em sala de aula, ou até mesmo de
conhecimentos adquiridos, resolva os exercícios abaixo.
Exercícios
1
– Responda:
a)
Qual o oposto de um número positivo?
b)
Qual o oposto de um número negativo?
2
– Considere os números – 20, – 5, 0, 5, 12, – 1, 8, 15. Qual o menor e o maior número?
3
– Coloque os números em ordem crescente
a)
423, – 243, 234, – 324, – 432, 342, 243
b)
5055, – 5005, 5505, 5005, – 5055, – 5505
4
– Um garoto faz o seguinte percurso sobre uma reta numérica: “A partir do zero,
ele caminha cinco unidades no sentido positivo e em seguida anda sete unidades
no sentido negativo.” Determine o ponto em que se encontra o garoto após esse
percurso.
5
– Uma escola promoveu jogos esportivos cujos resultados estão descritos abaixo:
Carlos
3 pontos ganhos
Sílvio
8 pontos perdidos
Paulo
7
pontos ganhos
Mário
0 pontos
Coloque
os nomes na ordem do melhor classificado para o pior.
6
– Considere as afirmações:
·
I)
Qualquer número negativo é menor do que 0 (zero).
·
II)
Qualquer número positivo é maior do que 0 (zero)
·
III)
Qualquer número positivo é maior do que qualquer número negativo.
Quais
das afirmações são verdadeiras?
7
– Quais são os números inteiros compreendidos entre – 5 e + 4?
8
– Calcule:
·
a)
+ 10 + 2
·
b)
+ 2 + 21
·
c)
+ 5 + 18
·
d)
+ 23 + 21
·
e)
+ 12 + 34
·
f)
+ 12 – 8
·
g)
+ 15 – 6
·
h)
+ 45 – 32
·
i)
+ 56 – 34
·
j)
+ 57 – 31
·
k)
– 32 + 25
·
l)
– 23 + 12
·
m)
– 15 + 13
·
n)
– 45 + 40
·
o)
– 35 + 27
·
p)
– 23 + 32
·
q)
– 32 + 53
·
r)
– 12 + 32
·
s)
– 11 + 40
·
t)
– 36 + 54
·
u)
– 5 – 9
·
v)
– 12 – 13
·
w)
– 23 – 10
·
x)
– 35 – 16
·
y)
– 51 – 21
9
– Calcule:
·
a)
( + 12 ) + ( + 21 )
·
b)
( + 13 ) + ( + 7 )
·
c)
( + 23 ) + ( + 21)
·
d)
( – 12 ) + ( – 11 )
·
e)
( – 23 ) + ( – 4 )
·
f)
( – 21 ) + ( – 12 )
·
g)
( + 10 ) + ( – 13 )
·
h)
( + 21 ) + ( – 23 )
·
i)
( + 40 ) + ( – 17 )
10
– Calcule x – y:
·
a)
x = + 6 e y = + 5
·
b)
x = – 7 e y = + 8
·
c)
x = – 9 e y = – 5
·
d)
x = + 12 e y = – 15
11
– Uma empresa deve R$ 5400,00 para seus funcionários, mas irá receber R$
7300,00 de outra empresa. Represente essa situação com apenas um número inteiro?
12
– Para fazer um bolo, Renata gastou R$ 27,00. Ela vendeu o bolo por R$ 70,00.
Qual foi o seu lucro?
13
– Resolva:
·
a)
( + 3 ) + ( – 2 ) + ( – 5 )
·
b)
( – 2 ) – ( + 1 ) – ( + 5 )
·
c)
( + 4 ) + ( – 2 ) – ( + 3 )
·
d)
( + 5 ) – ( – 3 ) – ( – 1 )
·
e)
( + 4 ) + ( – 6 ) – ( + 7 ) – ( – 6 ) + ( + 7 )
·
f)
( – 3 ) – ( – 5 ) + ( – 6 ) + ( + 8 ) – ( – 4 )
14
– Elimine os parênteses:
a)
+ ( – 3 + 8 )
b)
– ( – 3 + 8 )
c)
+ ( 5 – 6 )
d)
– ( – 3 – 1 )
e)
– ( – 6 + 4 – 1 )
f)
– 6 – ( – 3 + 2 )
g)
18 – ( – 5 – 2 – 3 )
h)
20 – ( – 6 + 8 ) – ( – 1 + 3 )
i)
– 32 – 1 – ( – 12 + 14 )
j)
7 + ( – 5 – 6 ) – ( – 9 + 3 )
15
– Um reservatório contém 500
litros de água e efetuamos, sucessivamente, as seguintes
operações:
·
Retiramos
80 litros
·
Colocamos
45 litros
·
Colocamos
30 litros
·
Retiramos
130 litros
·
Retiramos
80 litros
Qual
a quantidade de água que ficou no reservatório?
16
– Qual é o sinal de um produto:
a)
que tem dois números positivos?
b)
que tem dois números negativos?
c)
que tem um número positivo e outro negativo?
17
– Efetue as multiplicações:
a)
( + 5 ) . ( + 3 )
b)
( + 4 ) . ( – 5 )
c)
( – 8 ) . ( + 4 )
d)
( – 6 ) . ( – 7 )
e)
( – 2 ) . ( + 4 ) . ( + 3 ) . ( – 1 )
f)
( – 5 ) . ( – 6 ) . ( – 2 )
g)
2 . (- 3 ) . ( + 6 )
h)
(- 3 ) . 5 . ( – 7 )
18
– Determine o sinal de cada produto:
a)
+.+.+.+
b)
-.-.-.-.
c)
+.-.+.-
d)
+.+.-.+.-.-
19 – Efetue as divisões:
a)
( + 15 ) : ( + 3 )
b)
( + 20 ) : ( – 4 )
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