sexta-feira, 20 de março de 2015

ÁLGEBRA 7º ANO

ECMA – Escola Castelinho Mágico.


Goiânia, 20 de março de 2015.
Turma: 7º Ano. Turno: Matutino. Professor: Davi.


LISTA DE EXERCÍCIOS DE ÁLGEBRA
Orientações:
- A lista de exercícios deve ser transcrita e respondida no caderno.
- Mantenha a organização ao transcrever os exercícios.
- A lista deverá ser entregue no dia: 23 de março de 2015.

NÚMEROS INTEIROS
Reunindo os números negativos, o zero e os números positivos, formamos o conjunto dos números inteiros relativos, que será indicado por Z.
Z = {…., – 4, – 3, – 2, – 1, 0, + 1, + 2, + 3, + 4,…..}
·         Os números inteiros positivos podem ser indicados sem o sinal +.
·         O número zero não é positivo nem negativo.
 De acordo com as explicações e exposições feitas em sala de aula, ou até mesmo de conhecimentos adquiridos, resolva os exercícios abaixo.



Exercícios
1 – Responda:
a) Qual o oposto de um número positivo?
b) Qual o oposto de um número negativo?

2 – Considere os números – 20, – 5, 0, 5, 12, – 1, 8, 15. Qual o menor e o maior número?

3 – Coloque os números em ordem crescente
a) 423, – 243, 234, – 324, – 432, 342, 243
b) 5055, – 5005, 5505, 5005, – 5055, – 5505

4 – Um garoto faz o seguinte percurso sobre uma reta numérica: “A partir do zero, ele caminha cinco unidades no sentido positivo e em seguida anda sete unidades no sentido negativo.” Determine o ponto em que se encontra o garoto após esse percurso.

5 – Uma escola promoveu jogos esportivos cujos resultados estão descritos abaixo:
Carlos            3 pontos ganhos
Sílvio              8 pontos perdidos
Paulo              7 pontos ganhos
Mário              0 pontos
Coloque os nomes na ordem do melhor classificado para o pior.

6 – Considere as afirmações:
·         I) Qualquer número negativo é menor do que 0 (zero).
·         II) Qualquer número positivo é maior do que 0 (zero)
·         III) Qualquer número positivo é maior do que qualquer número negativo.
Quais das afirmações são verdadeiras?

7 – Quais são os números inteiros compreendidos entre – 5 e + 4? 

8 – Calcule:
·         a) + 10 + 2
·         b) + 2 + 21
·         c) + 5 + 18
·         d) + 23 + 21
·         e) + 12 + 34
·         f) + 12 – 8
·         g) + 15 – 6
·         h) + 45 – 32
·         i) + 56 – 34
·         j) + 57 – 31
·         k) – 32 + 25
·         l) – 23 + 12
·         m) – 15 + 13
·         n) – 45 + 40
·         o) – 35 + 27
·         p) – 23 + 32
·         q) – 32 + 53
·         r) – 12 + 32
·         s) – 11 + 40
·         t) – 36 + 54
·         u) – 5 – 9
·         v) – 12 – 13
·         w) – 23 – 10
·         x) – 35 – 16
·         y) – 51 – 21
9 – Calcule:
·         a) ( + 12 ) + ( + 21 )
·         b) ( + 13 ) + ( + 7 )
·         c) ( + 23 ) + ( + 21)
·         d) ( – 12 ) + ( – 11 )
·         e) ( – 23 ) + ( – 4 )
·         f) ( – 21 ) + ( – 12 )
·         g) ( + 10 ) + ( – 13 )
·         h) ( + 21 ) + ( – 23 )
·         i) ( + 40 ) + ( – 17 )
10 – Calcule x – y:
·         a) x = + 6  e  y = + 5
·         b) x = – 7  e  y = + 8
·         c) x = – 9  e  y = – 5
·         d) x = + 12  e  y = – 15
11 – Uma empresa deve R$ 5400,00 para seus funcionários, mas irá receber R$ 7300,00 de outra empresa. Represente essa situação com apenas um número inteiro?
12 – Para fazer um bolo, Renata gastou R$ 27,00. Ela vendeu o bolo por R$ 70,00. Qual foi o seu lucro?
13 – Resolva:
·         a) ( + 3 ) + ( – 2 ) + ( – 5 )
·         b) ( – 2 ) – ( + 1 ) – ( + 5 )
·         c) ( + 4 ) + ( – 2 ) – ( + 3 )
·         d) ( + 5 ) – ( – 3 ) – ( – 1 )
·         e) ( + 4 ) + ( – 6 ) – ( + 7 ) – ( – 6 ) + ( + 7 )
·         f) ( – 3 ) – ( – 5 ) + ( – 6 ) + ( + 8 ) – ( – 4 )
14 – Elimine os parênteses:
a)    + ( – 3 + 8 )
b)    – ( – 3 + 8 )
c)    + ( 5 – 6 )
d)    – ( – 3 – 1 )
e)    – ( – 6 + 4 – 1 )
f)     – 6 – ( – 3 + 2 )
g)    18 – ( – 5 – 2 – 3 )
h)   20 – ( – 6 + 8 ) – ( – 1 + 3 )
i)     – 32 – 1 – ( – 12 + 14 )
j)      7 + ( – 5 – 6 ) – ( – 9 + 3 )

15 – Um reservatório contém 500 litros de água e efetuamos, sucessivamente, as seguintes operações: 
·         Retiramos 80 litros
·         Colocamos 45 litros
·         Colocamos 30 litros
·         Retiramos 130 litros
·         Retiramos 80 litros
Qual a quantidade de água que ficou no reservatório?

16 – Qual é o sinal de um produto:
 a) que tem dois números positivos?
b) que tem dois números negativos?
c) que tem um número positivo e outro negativo?

17 – Efetue as multiplicações:

a) ( + 5 ) . ( + 3 )
b) ( + 4 ) . ( – 5 )
c) ( – 8 ) . ( + 4 )
d) ( – 6 ) . ( – 7 )
e) ( – 2 ) . ( + 4 ) . ( + 3 ) . ( – 1 )
f) ( – 5 ) . ( – 6  ) . ( – 2 )
g) 2 . (- 3 ) . ( + 6 )
h) (- 3 ) . 5 . ( – 7 )

18 – Determine o sinal de cada produto:
 a) +.+.+.+
b) -.-.-.-.
c) +.-.+.-
d) +.+.-.+.-.-

19 – Efetue as divisões:
 a) ( + 15 ) : ( + 3 )
b) ( + 20 ) : ( – 4 )


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