ECMA – Escola Castelinho Mágico.
Goiânia, 31 de março de 2015.
Turma: 6º Ano. Turno: Matutino.
Professor: Pablo Melo
Disciplina: História
LISTA DE EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA
Orientações:
- A lista de exercícios deve ser transcrita em sua totalidade para o caderno, com início em sala de aula e término em casa, de acordo com a autorização dada pelo professor em dia determinado.
- Mantenha a organização ao transcrever os exercícios para o caderno.
- A lista deverá ser entregue no dia: 10/04/2015.
1) Qual era a importância do Rio Nilo para os antigos egípcios?
2) Como era a organização social dos antigos egípcios?
3) Por que o governo do Egito Antigo é considerado teocrático e politeísta?
4) A História do Egito antigo normalmente é dividida em três períodos: Antigo Império (3200 a.C. – 2100 a.C.), Médio Império (2100 a.C. – 1580 a.C.) e Novo Império (1580 a.C. – 715 a.C.). Se observarmos bem, veremos que a passagem de um período para outro está sempre relacionada a um aspecto político importante. Qual é esse aspecto político?
a) ( ) Existência de colheitas excessivas para sustentar a população egípcia.
b) ( ) A vitória militar do Egito sobre outros povos.
c) ( ) O enfraquecimento do poder do faraó e, portanto, do Estado egípcio.
d) ( ) A existência de períodos alternados de grandes chuvas e grandes secas no Egito.
e) ( ) A construção de pirâmides que tirava muitos trabalhadores da atividade agrícola.
5) Por que a necessidade de aproveitamento das águas do rio Nilo favoreceu, no Egito antigo, a centralização do poder nas mãos dos faraós?
6) Explique a importância dos camponeses para a sociedade egípcia.
7) Por que os egípcios antigos praticavam a mumificação dos mortos?
8) A religião egípcia era politeísta, isto quer dizer que eles acreditavam na existência de vários deuses. Aponte alguns deuses egípcios e explique como, em alguns casos, o culto a esses deuses esteve relacionado com a importância que os egípcios atribuíam ao rio Nilo.
9) Os egípcios desenvolveram importantes conhecimentos em aritmética, astronomia, química e na área da saúde. Desenvolveram, também, importantes conhecimentos arquitetônicos e artísticos. Como exemplo desses últimos, podemos destacar as pirâmides e os templos. Essas construções voltavam-se a:
a) ( ) Representar as estações do ano e, por isso, marcar o calendário.
b) ( ) Ser os locais das assembleias onde se elegiam os faraós.
c) ( ) Ser os locais de armazenamento dos cereais após a colheita.
d) ( ) Glorificar os faraós, os deuses e seus sacerdotes.
e) ( ) Abrigar os camponeses na época das cheias.
10) No Egito antigo, a distinção entre os grupos sociais era bem definida.
a) Quais eram o grupos sociais dominantes?
b) E os dominados?
Nenhum comentário:
Postar um comentário