ECMA
– Escola Castelinho Mágico.
Goiânia,
30 de março de 2015.
Turma:
7º Ano. Turno: Matutino. Professor: Davi Renato.
LISTA
DE EXERCÍCIOS DE ÁLGEBRA
Orientações:
- A lista de exercícios deve ser transcrita e
respondida no caderno.
- Mantenha a organização ao transcrever os
exercícios.
- A lista deverá ser entregue no dia: 06 de
abril de 2015.
1.
Determine o sinal do produto:
a) De dois números
positivos.
b) De dois números
negativos.
c) De um número positivo por
um número negativo.
d) De um número negativo por
um número positivo.
2.
Calcule:
a) (–1) × (–1) × (–4) × (–6) × (–2)
b) (+3) × (–4) × (–2) × (–5)
c) –5 + (+3) × (–8)
d) (–5 + 1) × (–8 + 2)
e) –5 × (–5 – 5) – 5
f) (–8 – 1) × (–2 – 3)
3. Determine o valor do termo
desconhecido:
a) x : (–3) = –8
b) 100 : (–x) = +20
c) x : (+6) = (–5)
d) x : (–1) = 0
4.
Calcule o valor das expressões:
a) 15 + (–8) × (+3)
b) (–50) : (–5) + (+4)
c) 31 – (–18) : (–3)
d) (–5) × (–2) + (–15) : (–5)
e) (–9) : (–3) – (–3)
f) (25 – 25) : (–4)
g) (–7) × (–1) : (–1)
5.
Efetue:
a) (RAIZ QUADRADA DE 36 + 64) =
b) (RAIZ QUADRA DE 36) + (RAIZ QUADRADA DE 64) =
Compare os resultados
obtidos nos itens a e b. O que você observa?
6. Determine o valor das expressões.
a) (–5)0 + (–2)2
+ (–2)3 ×
(–1)
b) (–8) × 2 – (–5) × (–6)
c) – (RAIZ QUADRADA DE 64) + (RAIZ QUADRADA DE 3²) + 42
d) (–2 + 4)2 – 5 × (RAIZ QUADRADA DE 16 + RAIZ QUADRADA DE 4)
e) (RAIZ QUADRADA DE DOIS) + 5 – ( 32
– 5)
7. Se
elevar o número 2 a
um expoente n, encontrará 128. Qual é o valor do expoente n?
8. Sendo: x = (–3)2 × (–3)8 e y = (–3)9 : (–3)4,
determine:
a) x × y =
b) x × y =
9.
Reduza a uma só potência.
a) [(–5)3 × (–5)10] : [(–5)2]6
b) [(–3)7]4
: [(–3)6 ×
(–3)5 ×
(–3)]
Nenhum comentário:
Postar um comentário