ECMA – Escola Castelinho Mágico.
Goiânia, 25 de Março de
2014.
Turma: 6º Ano. Turno:
Matutino. Professor: Eduardo Bernardes.
LISTA DE EXERCÍCIOS DE GEOMETRIA
Orientações:
- A lista de exercícios deve ser respondida na
folha de papel almaço.
- Perguntas a caneta e resposta a lápis
- Mantenha a organização ao transcrever os
exercícios para o caderno.
- A lista deverá ser entregue no dia: 08/04/15.
1.
Diga se as seguintes figuras são espaciais ou planas:
a) b)
Retângulo
Cilindro
c) d)
Cubo
Quadrado
2.
Mateus pediu a seu pai que lhe fizesse prismas de madeira. Mas o pai dele não
sabe o que são prismas. Ajude-os, indicando entre as figuras abaixo a que
representa prisma.
a)
b)
3.
Identifique as figuras que têm 6 faces.
a) b) c) d)
Agora, determine o número de faces, vértices e arestas da
pirâmide representada abaixo.
4. Uma
pirâmide tem como base um polígono de 8 lados. É correto afirmar que ela tem:
a) 10
vértices.
b) 20 arestas.
c) 10 faces.
d) 9 arestas.
e) 9 vértices.
5. O
número de arestas de um prisma que tem 10 vértices e 7 faces é:
a) 16. b) 14. c) 18.
d)
17. e) 15.
6. Um
prisma tem como base um polígono de 6 lados. É correto afirmar que o prisma
tem:
a) 12 vértices.
b) 20 arestas.
c) 10 faces.
d) 15 arestas.
e) 20 vértices.
7.
Faça uma pesquisa para encontrar todas as planificações de um cubo.
8.
Desenhe um cubo no seu caderno e responda:
a) Quantos vértices, arestas
e faces esse cubo tem?
b) Quantas arestas e faces
incidem em cada vértice?
c) Cada aresta é paralela a
quantas outras arestas?
d) Cada face é paralela a
quantas outras faces?
e) Em quantas faces cada
aresta está?
9.
Desenhe um polígono de 7 lados, nomeie seus vértices e trace suas diagonais.
a) Quantos vértices tem esse
polígono?
b) Identifique os lados
desse polígono.
c) Quantos ângulos internos
tem esse polígono? Identifique-os.
d) Quantas diagonais tem
esse polígono? Identifique-as.
10. Dê
os nomes dos polígonos abaixo.
a)
b) c)
______________ ____________________ _______________
d)
e) f)
_______________ ___________________ ___________________
11.
Encontre, caso existam, os eixos de simetria destas figuras:
a) b)
c) d)
12.
Quantos e quais são os polígonos das faces desta figura espacial?
13.
Qual é o eixo de simetria de um retângulo?
14. No
polígono a seguir, quais ângulos internos são agudos? E retos? E obtusos?
15.
Responda às questões:
a) É
possível desenhar um triângulo obtusângulo equilátero?
__________________________________________________________
b) É
possível desenhar um quadrilátero que tenha quatro lados agudos?
_____________________________________________________________
16.
Diga se é verdade:
a)
Todo retângulo é paralelogramo. _____________
b)
Todo paralelogramo é retângulo. ______________
c)
Todo losango é paralelogramo. ________________
d)
Todo paralelogramo é losango. _________________
17.
Qual é a figura espacial sugerida por:
a)
Uma lata de ervilha? ______________
b)
Um dado? ______________________
c)
Uma caixa de fósforos? ____________
18.
Responda sim ou não:
a)
Quadrado é sinônimo de quadrilátero? ________
b)
Todo quadrado é um quadrilátero?_____________
c)
Todo quadrilátero é um quadrado?_____________
d)
Todo quadrado é losango?____________________
e)
Todo losango é quadrado?____________________
19.
Desenhe:
a)
Um quadrilátero que tenha apenas um par de lados paralelos.
b)
Um quadrilátero que não tenha lados paralelos.
c)
Um triângulo com um ângulo reto.
d)
Um triângulo com dois lados de medidas iguais.
e)
Um quadrilátero com dois ângulos retos.
20.
Classifique as afirmações em verdadeiras ou falsas:
a)
Todos os triângulos isósceles são acutângulos. ___________
b)
Todos os triângulos escalenos são retângulos.____________
c)
Existem triângulos sem nenhum ângulo reto._____________
d)
Todo paralelogramo é retângulo._______________________
e)
Todo losango é quadrado.____________________________
f)
Todo quadrado é losango. ____________________________
21. Uma circunferência
mede 360o, meia volta de circunferência mede 180o .
Encontre os ângulos que está faltando abaixo.
22. Para medir ângulos usamos o transferidor.
Olhe cuidadosamente os ângulos a seguir e medir em graus cada um deles. Nessa
atividade você usará o transferidor. Coloque o centro do transferidor no
vértice do desenho, alinhe um dos lados com a linha de fé do transferidor e
verifique por qual medida passa o outro lado do transferidor.
23. Nesse exemplo, figura acima, medição de
ângulos diferentes de 90o. É importante conhecer qual ângulo
precisamos medir. Na figura, note qual é o ângulo que se deseja medir, 30o ou 150o. Deve-se alinhar
cuidadosamente a linha horizontal do transferidor com a linha marcada como
nível do solo. A rampa cortará a leitura de 30o na escala
anti-horária 0o –180o
e aos 150o na escala horária
0o – 180o . Veja como os alunos entendem estas
duas escala para medir ângulos à “direita” ou 30o ou à “esquerda” ou
150o.
24. QUEBRA-CABEÇA COM ÂNGULOS
Desenhe no caderno um quadrado, e, a seguir
trace segmentos de reta que cortem esse quadrado, como mostra a figura, não é
necessário ser igual.
25. Recorte as peças do quadrado,
colorindo-as de duas cores diferentes. Forme ângulos diversos com as peças,
como mostra o desenho. Brinque como no jogo do dominó, com duas pessoas.
quero as respostas dos exercicios
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluiradorei deu para eu passar para os meus alunos ...esses excicos sao otimos
ResponderExcluirnao era isso que eu estava procurando mais muito bom,do mesmo jeito
ResponderExcluirtambém gostei muito era exatamente esse assunto que eu estava procurando. Esse exercício me ajudou muito para estudar para minha prova de geometria, você que criou esses exercícios continue com seu bom trabalho, e muito obrigado. :)
ResponderExcluireçi kara podi te gostadu mais eu num gostei nada, pq eu odeio istuda pur içu ki eu num gostei. a e voçeis que istaum lenu içu devem ta çi perguntanu: çi vc naum gosto entum pq tu entro neçi saiti? e pq eu gosto de ver se as peçouas taum fazenu um boum tabraiu mas eu so ezigeinti e pur içu ki eu num gostei diçu e tambeim e purke eu num gostu di istuda nada (quem nada e pechi :P ) . intaum foi eçi u meu comeintariu. tiau.
ResponderExcluirserio, num sabia qui oce num gostava naum. bati aki, nub. eu nem sei iscreve direito, pur que achei qui era um saite de ve vidio e di faze coisas nubs. chau
Excluirse você leu esse comentário de cima na verdade esse cara exigente sou eu, é por que eu gosto de trolar pessoas e achei que me passando por outra pessoa eu iria trolar o criador desse site. mas se o criador dese site não gostou da trolagem é só falar pra eu parar que eu paro ta, só que eu mandei bem nesse português horrível né kkkkk. Tchau e espero que você não ache essa trolagem muito grave porque se achar é só falar pra eu parar que eu paro ta, então tchau.
ResponderExcluirmanu, i dai qui eu to iscreveno eradu, voceis naum sau melhores i achu qui tem qui para di boberinha
ResponderExcluirEscreva a definição de pronto
ResponderExcluir