sexta-feira, 27 de março de 2015

GEOMETRIA - 6º ANO - LISTA DE EXERCÍCIOS


 ECMA – Escola Castelinho Mágico.


Goiânia, 25 de Março de 2014.
Turma: 6º Ano. Turno: Matutino. Professor: Eduardo Bernardes.

LISTA DE EXERCÍCIOS DE GEOMETRIA

Orientações:

- A lista de exercícios deve ser respondida na folha de papel almaço.
- Perguntas a caneta e resposta a lápis
- Mantenha a organização ao transcrever os exercícios para o caderno.
- A lista deverá ser entregue no dia: 08/04/15.


1. Diga se as seguintes figuras são espaciais ou planas:

a)                                                 b)




 Retângulo                                          Cilindro
                                                     
c)                                                     d)




Cubo                                             Quadrado


2. Mateus pediu a seu pai que lhe fizesse prismas de madeira. Mas o pai dele não sabe o que são prismas. Ajude-os, indicando entre as figuras abaixo a que representa prisma.
a)                                               b)





3. Identifique as figuras que têm 6 faces.

a)                                               b)                     c)                                 d)




Agora, determine o número de faces, vértices e arestas da pirâmide representada abaixo.

                                           
4. Uma pirâmide tem como base um polígono de 8 lados. É correto afirmar que ela tem:
a) 10 vértices.
b) 20 arestas.
c) 10 faces.
d) 9 arestas.
e) 9 vértices.

5. O número de arestas de um prisma que tem 10 vértices e 7 faces é:
a) 16.                      b) 14.                   c) 18.                     d) 17.                     e) 15.

6. Um prisma tem como base um polígono de 6 lados. É correto afirmar que o prisma tem:
a) 12 vértices.
b) 20 arestas.
c) 10 faces.
d) 15 arestas.
e) 20 vértices.

7. Faça uma pesquisa para encontrar todas as planificações de um cubo.

8. Desenhe um cubo no seu caderno e responda:
a) Quantos vértices, arestas e faces esse cubo tem?
b) Quantas arestas e faces incidem em cada vértice?
c) Cada aresta é paralela a quantas outras arestas?
d) Cada face é paralela a quantas outras faces?
e) Em quantas faces cada aresta está?

9. Desenhe um polígono de 7 lados, nomeie seus vértices e trace suas diagonais.
a) Quantos vértices tem esse polígono?
b) Identifique os lados desse polígono.
c) Quantos ângulos internos tem esse polígono? Identifique-os.
d) Quantas diagonais tem esse polígono? Identifique-as.



10. Dê os nomes dos polígonos abaixo.

a)                                     b)                                    c)
 




­______________     ____________________      _______________
d)                                      e)                                    f)



_______________    ___________________    ___________________


11. Encontre, caso existam, os eixos de simetria destas figuras:

a)                                                  b)




 

c)                                                  d)



12. Quantos e quais são os polígonos das faces desta figura espacial?

                     



13. Qual é o eixo de simetria de um retângulo?




14. No polígono a seguir, quais ângulos internos são agudos? E retos? E obtusos?







15. Responda às questões:
a) É possível desenhar um triângulo obtusângulo equilátero?
__________________________________________________________
b) É possível desenhar um quadrilátero que tenha quatro lados agudos?
_____________________________________________________________

16. Diga se é verdade:
a) Todo retângulo é paralelogramo. _____________
b) Todo paralelogramo é retângulo. ______________
c) Todo losango é paralelogramo. ________________
d) Todo paralelogramo é losango. _________________

17. Qual é a figura espacial sugerida por:
a) Uma lata de ervilha? ______________
b) Um dado? ______________________
c) Uma caixa de fósforos? ____________

18. Responda sim ou não:
a) Quadrado é sinônimo de quadrilátero? ________
b) Todo quadrado é um quadrilátero?_____________
c) Todo quadrilátero é um quadrado?_____________
d) Todo quadrado é losango?____________________
e) Todo losango é quadrado?____________________

19. Desenhe:
a) Um quadrilátero que tenha apenas um par de lados paralelos.
b) Um quadrilátero que não tenha lados paralelos.
c) Um triângulo com um ângulo reto.
d) Um triângulo com dois lados de medidas iguais.
e) Um quadrilátero com dois ângulos retos.



20. Classifique as afirmações em verdadeiras ou falsas:
a) Todos os triângulos isósceles são acutângulos. ___________
b) Todos os triângulos escalenos são retângulos.____________
c) Existem triângulos sem nenhum ângulo reto._____________
d) Todo paralelogramo é retângulo._______________________
e) Todo losango é quadrado.____________________________
f) Todo quadrado é losango. ____________________________


21. Uma circunferência mede 360o, meia volta de circunferência mede 180o . Encontre os ângulos que está faltando abaixo.

22. Para medir ângulos usamos o transferidor. Olhe cuidadosamente os ângulos a seguir e medir em graus cada um deles. Nessa atividade você usará o transferidor. Coloque o centro do transferidor no vértice do desenho, alinhe um dos lados com a linha de fé do transferidor e verifique por qual medida passa o outro lado do transferidor.















23. Nesse exemplo, figura acima, medição de ângulos diferentes de 90o. É importante conhecer qual ângulo precisamos medir. Na figura, note qual é o ângulo que se deseja medir, 30o  ou 150o. Deve-se alinhar cuidadosamente a linha horizontal do transferidor com a linha marcada como nível do solo. A rampa cortará a leitura de 30o na escala anti-horária    0o –180o e aos 150o na escala horária  0o – 180o . Veja como os alunos entendem estas duas escala para medir ângulos à “direita” ou 30o ou à “esquerda” ou 150o.

24. QUEBRA-CABEÇA COM ÂNGULOS
Desenhe no caderno um quadrado, e, a seguir trace segmentos de reta que cortem esse quadrado, como mostra a figura, não é necessário ser igual.




25. Recorte as peças do quadrado, colorindo-as de duas cores diferentes. Forme ângulos diversos com as peças, como mostra o desenho. Brinque como no jogo do dominó, com duas pessoas.











10 comentários:

  1. adorei deu para eu passar para os meus alunos ...esses excicos sao otimos

    ResponderExcluir
  2. nao era isso que eu estava procurando mais muito bom,do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  3. também gostei muito era exatamente esse assunto que eu estava procurando. Esse exercício me ajudou muito para estudar para minha prova de geometria, você que criou esses exercícios continue com seu bom trabalho, e muito obrigado. :)

    ResponderExcluir
  4. eçi kara podi te gostadu mais eu num gostei nada, pq eu odeio istuda pur içu ki eu num gostei. a e voçeis que istaum lenu içu devem ta çi perguntanu: çi vc naum gosto entum pq tu entro neçi saiti? e pq eu gosto de ver se as peçouas taum fazenu um boum tabraiu mas eu so ezigeinti e pur içu ki eu num gostei diçu e tambeim e purke eu num gostu di istuda nada (quem nada e pechi :P ) . intaum foi eçi u meu comeintariu. tiau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. serio, num sabia qui oce num gostava naum. bati aki, nub. eu nem sei iscreve direito, pur que achei qui era um saite de ve vidio e di faze coisas nubs. chau

      Excluir
  5. se você leu esse comentário de cima na verdade esse cara exigente sou eu, é por que eu gosto de trolar pessoas e achei que me passando por outra pessoa eu iria trolar o criador desse site. mas se o criador dese site não gostou da trolagem é só falar pra eu parar que eu paro ta, só que eu mandei bem nesse português horrível né kkkkk. Tchau e espero que você não ache essa trolagem muito grave porque se achar é só falar pra eu parar que eu paro ta, então tchau.

    ResponderExcluir
  6. manu, i dai qui eu to iscreveno eradu, voceis naum sau melhores i achu qui tem qui para di boberinha

    ResponderExcluir